Recentemente, o site americano BuzzFeed esteve no set de gravações da 6ª temporada e conversou um pouco com os produtores e as protagonistas da série. Eles falaram sobre os últimos dias de –A, sobre a passagem de tempo e como estão se preparando para o final. Confira a matéria abaixo.
Às 9h30 da manhã num típico dia de primavera em Hollywood, as estrelas do grande hit daABC Family estavam filmando a primeira cena do dia. É uma que já foi filmada inúmeras vezes: Lucy Hale, Troian Bellisario, Shay Mitchell e Ashley Benson conversam sobre a verdadeira identidade de “A”.
Desde a estreia da série em junho de 2010, as personagens principais vêm lidando com elas mesmas, seus pais, alguns outros personagens importantes mas, acima de tudo, com a lista interminável de suspeitos de ser “A”. O torturador onipresente foi revelado no final da última temporada e é Charles DiLaurentis, alguém que ainda não vimos e presumido irmão de Alison (Sasha Pieterse).
A cena que elas estavam filmando durante a visita exclusiva é uma daquelas três-contra-um: Spencer, Emily e Hanna avisam Aria que seu novo amigo pode estar ligado a Charles. E, em meio aos takes, as atrizes entram e saem de seus personagens, checam seus celulares e riem. “Todos que chegam perto de você são ‘A’”, Troian brinca com Lucy.
Mas não foi apenas a familiaridade que permitiu que as quatro atrizes fizessem rápido a cena. Houve um renovado senso de entusiasmo desde que a produtora executiva Marlene King revelou que a mid-season finale vai trazer o complexo e confuso episódio do fim da linha para “A”.
É uma mudança inesperada dos acontecimentos, que os milhões de fãs que transformaramPretty Little Liars em um fenômeno das mídias sociais podem agradecer.
“Durante a 5ª temporada, senti uma onda de frustração que não tinha sentido desde a 2ª, quando soubemos que era a hora de revelarmos sobre a Mona.” Marlene contou. “Os fãs não deixaram de falar o quanto estavam frustrados,” o que nos levou a mover a revelação de “A” da series finale para a mid-season finale da 6ª temporada.
“Os fãs têm sido realmente pacientes e eu sinto como se nós tivéssemos os forçado até onde podíamos. Eles nos deixaram saber que era a hora e isso parece a coisa certa e justa a se fazer,” disse Marlene. “Uma vez que tomamos essa decisão e a produção e a ABC Familyconcordaram com isso, ficamos todos muito animados, porque sabíamos como o final seria.”
Junto com essa animação, de acordo com o produtor executivo Oliver Goldstick, há uma sensação de alívio entre os escritores. “A história tornou-se muito complicada, por causa de todos as diferentes maneiras que nós trabalhamos com ela, então precisávamos juntar todas as pontas soltas.”
Pretty Little Liars era, inicialmente, uma série para durar cinco anos, mas diante da audiência e da dominância nas redes sociais, rapidamente ficou claro para todos os envolvidos que a série deveria durar mais que o planejado. “Nós tivemos um tempo para preencher,” disse King sobre esticar até a 7ª temporada. “Em termos de mistérios, talvez, estivéssemos apenas levando, mas sempre tentamos manter os personagens evoluindo.” Ela admitiu que existiram alguns erros ao longo do caminho, como ter prolongado alguns mistérios para alongar a série. “Houve algumas situações que tivemos de voltar e juntar todas as pontas, e nos certificar de que as juntamos corretamente, antes que chegássemos ao final,” complementou Marlene.
E enquanto Oliver está animado com a oportunidade de “liberar algumas respostas para perguntas que existem há muito tempo”, existe também uma sensação de medo em relação ao fornecimento das respostas: E se os fãs não ficarem animados com as respostas que serão dadas?
“Eu acho que toda série que lida com mistérios sente medo disso,” Troian comenta. “Isso aconteceu com Twin Peaks, isso aconteceu com Lost. Eu definitivamente não vou prometer que todo mundo ficará satisfeito, porque nunca todos ficam. Mas eu sei que Marlene e os escritores revelarão tudo.”
Por um tempo, porém, eles não o fizeram.
“Eu direi a vocês que nós não sabíamos quem seria esse “A” até acabarmos com a história original de “A”, a história de Mona,” King revelou. “E conforme nós estávamos terminando essa história, eu comecei a surtar. Falei que não continuaria a escrever sem saber quem roubaria o jogo dela. Posso dizer que, por dois ou três episódios, pensávamos em três pessoas que poderiam ser “A” e, quando faltavam uns dois episódios, eu lancei para todos essa ideia, onde nenhuma dessas três pessoas fazia parte, e então contei sobre a história do Charles e todos ficaram de queixo caído. Então, comecei a contar para mais algumas pessoas, não muitas, e todos tiveram a mesma reação. Demora uma hora para contar essa história, que será a summer finale, mas eu sabia, baseada na reação de todos, que seria um bom caminho a ser seguido.”
O mapa da história de Charles feito por Marlene forneceu algumas orientações para os escritores, mas também os presenteou com um monte de trabalho pesado. “Eu acho que, originalmente, nós estávamos meio sobrecarregados com a quantidade de material que tínhamos de lidar em um período curto de tempo,” comenta o produtor executivo Joseph Dougherty sobre a elaboração da 6ª temporada, que leva à épica revelação. “Um bom exemplo disto seria quando a Alison conta ‘tudo’ para as meninas na season finale da 4ª temporada. Esse é um bom parâmetro, no qual se obteve uma grande quantidade de informações. Mas essa revelação vai muito além e traz um número muito maior de informações do que aquele episódio.”
Joseph disse que os episódios da 6A “serão como algo nunca visto antes nessa série.” “É um verdadeiro amontoado de informação em cada episódio, mas, se nós fizemos o trabalho completamente certo, os fãs deverão ser capazes de descobrir o mistério antes de ser totalmente revelado”, acrescentou Dougherty. “Eu acho que as pessoas que descobrirem tem toda razão de estarem orgulhosos deles mesmos. Acho que foi Raymond Chandler que disse, ‘O mistério perfeito é aquele em que a solução é completamente inesperada, mas absolutamente inevitável.’ Eu não sei se estaremos tanto para “Oh, meu Deus” quanto estaremos para “Oh, mas é claro!”.
Além desse momento de descoberta, Marlene revela estar esperando lágrimas para quando as ações aparentemente más de Charles forem contextualizadas no final, um clímax emocionante de um enredo que está em desenvolvimento por anos. “É a penúltima cena da season 5 finale e as lágrimas começaram a descer,” King disse sobre o processo de escrever esse episódio. “E é o “porquê” que eu gosto. O “quem” é legal, o “quem” é grande, mas o “porquê” é a pergunta que eu acho mais interessante e atraente. É apenas uma grande conclusão em alguns aspectos. É claro que vamos reagrupar e há muito mais história para contar, mas é muito gratificante acabar com essa história de ‘A’.”
Mas antes de os telespectadores terem tempo para se recuperarem totalmente das revelações da summer finale, e muito menos decidirem se estão ou não satisfeitos com isto, uma mudança ocorrerá no momento de encerramento do episódio: Pretty Little Liars irá avançar para 5 anos no futuro.
“Nós mudaremos tudo completamente,” comenta Shay Mitchell sobre o avanço no tempo. É realmente algo grande, considerando que durante as cinco temporadas o tempo vem passando extremamente devagar.
A ideia para a mudança de tempo surgiu primeiramente na sala dos escritores, enquanto eles estavam criando a 5ª temporada, mas eles concordaram que haviam muitas pontas soltas e então decidiram deixar esse cronograma para depois. “Será como uma nova série e será legal dar aos nossos fãs uma série na qual eles já conhecem as personagens e já as amam, mas que agora estão na mesma idade dos fãs que assistem,” disse Mitchell. “Parece um novo começo.”
“Nós não poderíamos ter pedido por algo melhor,” concordou Lucy. “É uma mudança de tempo significante e quem sabe o que essas garotas passaram durante esses anos? A vida tem sido normal? A vida tem sido turbulenta?”
O avanço no tempo dá aos atores a animada oportunidade de interpretar personagens que estão mais próximos de suas idades, e os escritores estão igualmente animados com a oportunidade que lhes foi dada de contar novas histórias. “Nós estamos tendo reuniões para decidir os novos figurinos, cabelos e maquiagem, e conversando sobre cada detalhe na sala dos escritores, porque nós estamos meio que reinventando esses personagens,” disse Marlene. “Cinco anos muda você. Elas vão voltar como são, mas a vida que elas levaram ao longo destes cinco anos irá influenciar nas decisões que virão a tomar.”
Enquanto os efeitos a longo prazo de viver sob a constante ameaça de “A” serão explorados, Oliver disse que os telespectadores também poderão ver as PLLs descobrirem um lado positivo desses anos que viveram sob as ameaças. “Isso nos dá a oportunidade de ver qual foi o “presente” deixado por ‘A’. Qual foi o presente que “A” deixou que moldou essas garotas em formas tão diferentes?” disse ele. “Se você olhar para trás, elas eram meio passivas na 1ª temporada, não estavam totalmente formadas ou completamente confiantese ainda meio perdidas em relação às suas verdadeiras identidades. Agora, você tem o prazer de receber a recompensa disso cinco anos depois. Será que elas superaram essa experiência? Será que elas falaram sobre isso com outras pessoas e disseram: ‘Foi isso pelo que eu passei durante meus anos de ensino médio,” e então todos no dormitório dizem: “Você está maluca?”.
Essas perguntas serão respondidas em 30 episódios, o total entre a 6B e as duas metades da 7ª temporada, mas e depois? Em junho de 2014, a ABC Family anunciou que Pretty Little Liars teria uma 6ª e 7ª temporadas, mas existe um consenso, entre as pessoas que assistem e as pessoas que trabalham na série, que a 7ª temporada será a última.
“Esse é o começo do fim,” diz Troian. “Mas a melhor parte desses últimos dois anos é que, como é o início do fim, nós podemos finalmente começar a contar a história que estamos esperando por um longo tempo para contar. É emocionante, porque parece que nós podemos recomeçar em uma sintonia diferente.”
A atriz recentemente teve um gostinho de como será quando a hora de deixar PLL chegar: o salto no tempo rendeu a retirada do quarto de Spencer do set de filmagem, de modo que, sem o conhecimento dela, o quarto foi desmontado. “Eu perdi a cabeça” disse ela, lembrando-se de quando descobriu. “Eu corri de volta e tinha apenas uma parede. Passei seis anos da minha vida naquele quarto; eu dormi, literalmente dormi, naquela cama. Eu tive momentos importantes da minha vida lá e, definitivamente, momentos importantes da vida da minha personagem, então, para mim, isso realmente me balançou e me fez perceber que é o começo do fim. “
O quarto da Spencer é apenas um dos sinais físicos da mudança de tempo no set da série. Enquanto a sala de estar de Aria permanece firme ao lado da cozinha e do hall de entrada de Hanna no set 6 dos estúdios da Warner Bros., novos sets já começaram a ser montados no set 7, onde um dia estavam os quartos de Aria, Emily e Alison. “É muito emocionante,” disse Troian. “Vai chegar o dia em que eu vou filmar a minha última cena com a Hanna. Vai chegar o dia em que eu vou ter que beijar o Toby pela última vez. Vai chegar e será um dia louco, mas ainda não estamos na parte triste. Eu acho que essa parte chegará quando nós realmente terminarmos a série.”
Obviamente, é difícil ficar nostálgico de uma vida que você ainda está vivendo, mas toda vez que alguém fala do fim iminente da série, rapidamente se torna claro que essas emoções já estão à flor da pele. “Eu tenho que ser muito cuidadosa quando falo sobre isso, porque fico sempre muito emocionada, mas essa série tem me proporcionado os melhores anos da minha vida,” disse Shay, com algumas lágrimas nos olhos. “Isso me mudou de muitas maneiras. Foi a minha primeira grande oportunidade de atuar e eu tenho aprendido tanto e da melhor maneira possível, especialmente com a minha personagem. Eu tenho sido muito sortuda por interpretar a Emily, porque sei o tamanho do efeito ela possui sobre os fãs. Em diversos casos, eles tiveram a oportunidade de se assumirem para seus pais e amigos, porque criaram uma coragem provinda da história da Emily. Isso vai além de ser uma simples série de sucesso que entretém; é todo um outro nível de ser capaz de gerar de debates e conversas. É realmente um sentimento muito bom e faz com que chamadas às 5h30 da manhã não sejam um problema.”
Marlene King também fica com lágrimas nos olhos toda vez que pensa no dia em que ela não precisará mais trabalhar na série que ela chama de “meu bebê”. “Nós realmente nos tornamos uma família e eu vou chorar se começar a pensar sobre a hora que teremos de dizer adeus uns aos outros,” ela disse, e então começou a chorar. “Está acontecendo tudo tão rápido. Esses próximos 30 episódios vão passar tão rápido e então nós teremos aquele final, o grande final, será extremamente emocionante.”
A ABC Family não quis confirmar se a 7ª temporada será ou não o fim da estrada para Pretty Little Liars ou um adeus somente para as protagonistas. Marlene, Oliver e Joseph não descartam inteiramente a ideia de passar a vez para um novo conjunto de personagens, mas não há dúvidas de que, quando eles disserem adeus, a mulher por traz disso tudo vai sentir que eles conquistaram algo significativo.
“Seis anos atrás, nós tínhamos já trabalhado um pouco, mas ainda era o início de nossas carreiras e a série nos abriu tantas portas… É triste,” disse Lucy quando a realidade a atingiu. “Eu realmente não tenho falado sobre isso, mas vemos a luz no fim do túnel, e só de pensar sobre o que cada um de nós tem feito desde o início dessa série… É tão emocionante olhar para Ashley e pensar: o que ela vai fazer depois disso? Ou Troian, ou Sasha. Eu sei que todo mundo tem feito coisas realmente incríveis e muito disso é devido aPretty Little Liars e a montanha-russa louca que tudo tem sido.”
Para Ashley, a jornada de PLL não só marcou uma grande mudança em sua carreira, como também na história da televisão. “Eu vou tirar o fato de que [nós] mudamos a televisão”, disse ela. “É loucura pensar que criamos todo esse fenômeno de uma série televisiva gigantesca, que é conhecida em todo o mundo, e é realmente estranho pensar nisso nesses termos, mas quando fazemos eventos com os fãs, é como, ‘Uau. Isso é loucura.’ Eu mal posso acreditar que fomos capazes de criar um espetáculo tão surpreendente.”
Deixem nos comentários o que vocês acharam da reportagem, eu simplesmente amei... Pretty Litte Liars Brasil
Fonte: BuzzFeed/Adaptado