De acordo com a produtora executiva Marlene King, a série de sucesso da ABC Family irá sofrer uma mudança tão drástica no final da 5ª temporada, que pode ser irreconhecível para os fãs.

"Há uma mudança no final que de longe será incompreensível", disse ela ao BuzzFeed Notícias via telefone. "Eu tenho arrepios só de pensar nisso. Vamos dar uma reviravolta chocante e todo mundo ficará tipo: 'Uau, eu não posso acreditar que isto é a serie agora.' "

Mas antes de Pretty Little Liars começa a temporada que será chocante, ainda existem 12 episódios restantes na Season 5 (a segunda metade de que estréia em 06 de janeiro).
.
A primeira metade da Season 5 terminou com Mona (Janel Parrish) assassinada brutalmente, que a King disse que é uma injeção de adrenalina direto ao coração de Pretty Little Liars . "Isso realmente dará um pulo ao resto da serie", disse ela, acrescentando que as Liars concentrarão toda a sua atenção na identificação do assassino de Mona - uma tarefa que é de particular e interesse para Hanna (Ashley Benson). "Ela tem um monte de culpa", disse King do antigo par de melhores amigas. "Ela realmente quer vingar a morte de Mona."
As meninas vão começar a ajudar, pois continuam a sentir a presença de Mona em Rosewood. "Quando liguei para Janel para lhe dizer que Mona estava prestes a conhecer o seu desaparecimento, mas eu tranquilizei ela, da mesma forma que Sasha Pieterse, que interpreta a Liar 'presumido morta, mas, na verdade estava viva a Alison Dilaurents e é uma forte parte da serie, desde o início, como uma garota morta que é o papel que Mona vai tomar ", disse King.

Além disso, na forma verdadeira Mona, ela deixou para trás algumas pistas para as Liars. "Como se vê, Mona tinha um plano B em caso de sua morte," King revelou. "As Liars são dotadas de um mapa do tesouro que podem ajudá-las a juntar as peças para que elas possam resolver o mistério de quem matou Mona."
E as Liars não serão as únicas a saltar para "A" briga nesta temporada. King revelou que Aria (Lucy Hale), Spencer (Troian Bellisario), e os namorados de Hanna - Ezra (Ian Harding), Toby (Keegan Allen), e Caleb (Tyler Blackburn) - assumirão papéis maiores na tentativa de vencer o chantagista com capuz de Rosewood - apesar de que não é uma boa notícia para os três casais favoritos dos fãs.
"Como policial, Toby vai usar sua posição para realmente obter profundamente envolvido nesta investigação", disse King. "Curiosamente, ao invés de trazer Spencer e Toby mais juntos, ele tem uma maneira de mantê-los separados."
Na verdade, indo em direções diferentes é um tema importante para todas as meninas na segunda metade da temporada 5. "O plano de jogo é, eu tenho que entrar na faculdade para que eu possa dar o fora daqui. Vamos dividir quatro maneiras então não há nenhuma maneira que 'A' possa encontrar todos nós, "disse King, acrescentando que o prazo iminente apresenta um problema exclusivo para Ezria. "Aria esta realmente concentrada em, Como faço para entrar na faculdade? Como faço para sair daqui? Não trago Ezra comigo? E se eu faço, o que isso parece? "
E essas visões de seus futuros "A" Livre de levar as meninas em direções muito diferentes e extremas. "As meninas tomam uma decisão em 5B que eles não estariam dispostos no passado," King revelou. "Eles estão juntos contra um mal que não têm sido capazes de enfrentar no passado. Nesta temporada, fica um pouco mais escuro e fica um pouco mais dramático. É extremamente altos os riscos. "

As vidas das garotas estão de cabeça para baixo por causa do cativeiro e cada uma delas está em busca de respostas para que suas provações façam sentido. Aria se foca em Andrew, tentando entender quem ele realmente é, ao mesmo tempo em que Emily tenta se conectar com um novo amigo.